logo_bco.png

HORÁRIOS

Segunda à sexta:

08:00 - 12:00

13:30 - 17:30

ITAJAÍ

R. Leonardo Teto, 190

Bairro Fazenda        

               (47) 3083-4155

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Al. Delfim de Pádua Peixoto Filho,  nº440 - Bairro Municípios

               (47) 3366-3155

A Associação Amor Pra Down – APD 

Associação Amor Pra Down (AAPD), é uma organização da sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, inscrita no CNPJ 04.132.172/0001-70.

No ano de 2000, no dia 21 de março, a Associação iniciou formalmente suas atividades definindo seu estatuto e elegendo a primeira diretoria, na época com 19 associados. Nos primeiros anos funcionou sem sede própria. Os associados reuniam-se em suas residências e salas cedidas pelo município. Nessas reuniões, os associados convidavam profissionais para explicar o que é a síndrome, quais os aspectos fisiológicos entre outros. Em janeiro de 2008, a associação aluga uma sala de 20m² e passa a ter estrutura física própria com um funcionário, realizando atendimentos de fonoaudiologia e educação especial. Em outubro de 2008, com o objetivo de atender as crianças que estavam em lista de espera e iniciar outros projetos, muda o endereço para um espaço maior.

 

Ao mesmo tempo, realiza o seu primeiro planejamento estratégico e estabelece, com a participação dos associados e comunidade, o propósito de sua atuação, representado por sua missão e visão de futuro.

MISSÃO

“Promover a assistência, integração e desenvolvimento dentro dos aspectos afetivo, social e cognitivo das pessoas com síndrome de Down e suporte a suas famílias, oferecendo atendimento especializado, criando ações para a sua independência, autonomia e inclusão na sociedade e defendendo seus direitos em todas as etapas de suas vidas”.

VISÃO

“Ser reconhecida como um referencial de apoio ao Down na sociedade, em todos os segmentos - institucional, educacional, social, familiar, pessoal, emocional. Um espaço de acolhimento, troca de experiências e agregação. Após o planejamento, o número de atendimentos passa de 128/mês para 248/mês, contando com 50 associados. Em janeiro de 2010, inicia os atendimentos em nova sede, alugada, com o objetivo de ampliá-los e iniciar novos projetos, agora com 200 m² de área física e mais um terreno, sem construções, de 150 m². Em agosto de 2013, devido a demanda, iniciou os atendimentos na filial de Itajaí, aumentando a abrangência, atualmente atendendo 34 associados.

 

Uma das metas estabelecidas no planejamento era conquistar a sede própria. Nessa trajetória conhecemos o Sr. Aducci Correa (in memoriam) que ficou encantado e entusiasmado com o trabalho realizado com as crianças, as famílias e a seriedade e transparência do projeto. Este, prontamente percebeu a necessidade de termos uma sede própria, pois os gastos com o aluguel, a seu entender, deveriam ser utilizados na ampliação dos serviços oferecidos aos associados e seus familiares. A partir deste momento, Sr. Aducci Correia, um visionário e entusiasta, passou a ser um benfeitor da AAPD. Manteve-se engajado na construção da sede, inclusive pela busca de um terreno, avalizando e incentivando as ações da diretoria junto aos órgãos municipais, até a aprovação do projeto de lei de concessão de uso de um terreno.

 

O dia 15 de setembro de 2016 entrou para a história com a inauguração da sede própria da Associação Amor pra Down em Balneário Camboriú! Uma estrutura com uma área de 320m², salas amplas, equipadas e preparadas para atendimentos de alto padrão e qualidade para as pessoas com síndrome de Down e seus familiares. Com a presença de associados, equipe técnica, diretoria, benfeitores, entidades, autoridades e simpatizantes ao projeto, a “Casa da Tia Lindinha” – em homenagem a mãe do seu Aducci Correia, abriu suas portas.

 

A obra tem 12 ambientes criados e decorados pelo projeto NCD Solidário do Núcleo Catarinense de Decoração Regional Litoral. O projeto do NCD Solidário de 2016 contou com a participação de dezoito escritórios de arquitetura e cerca de vinte e três profissionais voluntários, que fizeram os projetos e execução da ambientação interna com móveis e decoração doados pelos empresários da região.

 

No momento, a nossa luta é pela construção da nossa sede em Itajaí que tem uma necessidade de atendimentos maior do que Balneário Camboriú. Em 2019 temos 241 associados, 89 pessoas em atendimento e 34 em fila de espera.

 

Desde a sua fundação, os gestores da AAPD sempre mantiveram viva a chama de oferecer aos associados espaço adequado, com serviços de qualidade, oferecendo conforto e atenção necessários para o sucesso das terapias e atividades, meta trilhada incansavelmente pelas gestões administrativas desde então.

 

Nossa grande motivação é lutar para um futuro melhor, em que todos possam ser protagonistas de sua própria história, tendo no amor, no respeito e na solidariedade a mola mestra, que nos impulsiona a seguir.

CONTATO

DEIXE SUA MENSAGEM

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube