top of page
logo_original.png

A Associação Amor Pra Down – APD 

Associação Amor Pra Down (AAPD), é uma organização da sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, inscrita no CNPJ 04.132.172/0001-70.

No ano de 2000, no dia 21 de março, a Associação iniciou formalmente suas atividades definindo seu estatuto e elegendo a primeira diretoria, na época com 19 associados. Nos primeiros anos funcionou sem sede própria. Os associados reuniam-se em suas residências e salas cedidas pelo município. Nessas reuniões, os associados convidavam profissionais para explicar o que é a síndrome, quais os aspectos fisiológicos entre outros. Em janeiro de 2008, a associação aluga uma sala de 20m² e passa a ter estrutura física própria com um funcionário, realizando atendimentos de fonoaudiologia e educação especial. Em outubro de 2008, com o objetivo de atender as crianças que estavam em lista de espera e iniciar outros projetos, muda o endereço para um espaço maior.

 

Ao mesmo tempo, realiza o seu primeiro planejamento estratégico e estabelece, com a participação dos associados e comunidade, o propósito de sua atuação, representado por sua missão e visão de futuro.

MISSÃO

“PROMOVER AÇÕES PARA AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN E FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E AFETIVAS.”

VISÃO

''SER MOVIMENTO DE EMPODERAMENTO E INCLUSÃO''

VALORES

TRABALHO EM EQUIPE

  • Trabalhamos em cooperação;

  • Somos voluntários.

SOLIDARIEDADE

  • Somos comprometidos uns com os outros;

  • Dividimos nossas responsabilidades;

  • Confortamos, consolamos e oferecemos ajuda.

SENSIBILIDADE

  • Trabalhamos com emoção, sentimento e simpatia pela nossa causa;

  • Reagimos imediatamente aos nossos problemas e desafios.

PERSISTÊNCIA

  • Continuamos presentes em nossa causa apesar de todas as dificuldades;

  • Somos perseverantes e insistentes;

  • Não desistimos frente as nossas dificuldades.

GARRA

  • Temos força de vontade e disposição para alcançar nossos objetivos;

  • Somos determinados.

ENTUSIASMO

  • Somos dedicados;

  • Temos paixão pelo que fazemos;

  • Trabalhamos com alegria.

 

COMUNICAÇÃO

  • Damos transparência à todas as nossas ações.

Uma das metas estabelecidas no planejamento era conquistar a sede própria. Nessa trajetória conhecemos o Sr. Aducci Correa (in memoriam) que ficou encantado e entusiasmado com o trabalho realizado com as crianças, as famílias e a seriedade e transparência do projeto. Este, prontamente percebeu a necessidade de termos uma sede própria, pois os gastos com o aluguel, a seu entender, deveriam ser utilizados na ampliação dos serviços oferecidos aos associados e seus familiares. A partir deste momento, Sr. Aducci Correia, um visionário e entusiasta, passou a ser um benfeitor da AAPD. Manteve-se engajado na construção da sede, inclusive pela busca de um terreno, avalizando e incentivando as ações da diretoria junto aos órgãos municipais, até a aprovação do projeto de lei de concessão de uso de um terreno.

 

O dia 15 de setembro de 2016 entrou para a história com a inauguração da sede própria da Associação Amor pra Down em Balneário Camboriú! Uma estrutura com uma área de 320m², salas amplas, equipadas e preparadas para atendimentos de alto padrão e qualidade para as pessoas com síndrome de Down e seus familiares. Com a presença de associados, equipe técnica, diretoria, benfeitores, entidades, autoridades e simpatizantes ao projeto, a “Casa da Tia Lindinha” – em homenagem a mãe do seu Aducci Correia, abriu suas portas.

 

A obra tem 12 ambientes criados e decorados pelo projeto NCD Solidário do Núcleo Catarinense de Decoração Regional Litoral. O projeto do NCD Solidário de 2016 contou com a participação de dezoito escritórios de arquitetura e cerca de vinte e três profissionais voluntários, que fizeram os projetos e execução da ambientação interna com móveis e decoração doados pelos empresários da região.

 

No momento, a nossa luta é pela construção da nossa sede em Itajaí que tem uma necessidade de atendimentos maior do que Balneário Camboriú. Em 2019 temos 241 associados, 89 pessoas em atendimento e 34 em fila de espera.

 

Desde a sua fundação, os gestores da AAPD sempre mantiveram viva a chama de oferecer aos associados espaço adequado, com serviços de qualidade, oferecendo conforto e atenção necessários para o sucesso das terapias e atividades, meta trilhada incansavelmente pelas gestões administrativas desde então.

 

Nossa grande motivação é lutar para um futuro melhor, em que todos possam ser protagonistas de sua própria história, tendo no amor, no respeito e na solidariedade a mola mestra, que nos impulsiona a seguir.

Diretoria - Gestão 2022 a 2024

CARLOS TERRASSAN.jpg

Carlos Alberto Terrassan

Presidente

EDNILSON.jpg

Ednilson de Souza

2º Tesoureiro

NAYARA.jpg

Nayara Layne B. da Silva

Vice-Presidente

HERMES PACHER.jpg

Hermes Pacher

Secretário

MARCOS.jpg

Marco Antonio Costa

Tesoureiro

RAFAEL PACHER.jpg

Rafael Pacher

2º Secretário

bottom of page