top of page

FISIOTERAPIA

Sala-fisioterapia.jpg

A atuação da fisioterapia não engloba somente o tratamento, mas principalmente o acompanhamento e prevenção de uma série de alterações que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças. Além da elucidação e orientação aos familiares em relação a estimulação precoce e a possíveis comprometimentos apresentados pela criança.

Crianças com síndrome de Down apresentam prolongamento do desenvolvimento neuropsicomotor e na aquisição de marcos motores, sendo diretamente associado a hipotonia generalizada, frouxidão ligamentar e alterações dos sistemas orgânicos funcionais (digestivo, cardiológico, respiratório e cognitivo), gerando alterações multifatoriais e estruturais em cada indivíduo. 

Sendo assim, a fisioterapia na Associação Amor pra Down tem como objetivo analisar e avaliar estas dificuldades motoras e planejar condutas adequadas para cada indivíduo a curto, médio e longo prazo, baseado no desenvolvimento neuropsicomotor.

Na primeira etapa do desenvolvimento infantil, a fisioterapia atua na estimulação precoce, de acordo com a fase em que a criança se encontra, sempre considerando sua individualidade e principalmente seus aspectos psicoemocionais. 

Por meio de manuseios para facilitação das trocas posturais, na ativação e ganho de força muscular global, buscamos oportunizar as sensações dos movimentos para o aprendizado de novas aquisições motoras. Enfatizamos o rolar, o sentar, o engatinhar, a marcha independente até o aprimoramento das habilidades motoras funcionais como correr, pegar, arremessar, chutar e pular, sempre adequando as compensações posturais.

Sabemos que a hipotonia envolve igualmente o sistema respiratório da pessoa com síndrome de Down e esta condição tende a gerar dificuldades na remoção de secreções pulmonares. Neste sentido, a fisioterapia também contribui na evolução cardiorrespiratória, com manobras específicas para higiene brônquica, melhorando o desconforto e prognóstico do quadro respiratório geral.  

Compreendemos que a evolução do usuário está associada a diversos fatores, tanto do fisioterapeuta, que identifica as necessidades do usuário e lança mão de recursos e técnicas fisioterapêuticas para o desenvolvimento global do mesmo, quanto do próprio usuário e/ou familiar, que recebe orientações do terapeuta para que, através de estratégias traçadas em conjunto, adquira independência, autonomia e qualidade de vida.

A fisioterapia constantemente incentiva e valoriza o lazer, o brincar, bem como a realização de atividades físicas e esportivas. Sempre observando os cuidados necessários e os riscos de lesão cervical, orientações a escolas, professores e academias são realizadas. Ressaltamos que o esporte, além de promover benefícios à saúde, se constitui em uma incrível oportunidade de inclusão e participação social. 

CONTATO

DEIXE SUA MENSAGEM

Recebemos sua mensagem. Retornaremos em breve!

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page