top of page

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Sala-AVD-2.jpg

Na área da assistência social, a Associação Amor pra Down conta com o Programa de “Atendimento socioassistencial de defesa e garantia de direitos para pessoas com síndrome de Down e suas famílias”. 

A entidade está embasada na Política Nacional de Assistência Social – PNAS, imprescindível para garantir os direitos de nossos usuários (associados que recebem atendimentos na instituição). O SUAS – Sistema Único de Assistência Social organiza e reafirma a LOAS - Lei Orgânica de Assistência Social o que permite uma nova visão sobre os programas e projetos da entidade. Esse parâmetro legal promove a compreensão da entidade quanto à execução desta política.

 

De acordo com o LOAS – § 3o  São de defesa e garantia de direitos aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do CNAS, de que tratam os incisos I e II do art. 18 (incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)​.

No ano de 2014 a instituição realizou um processo de reordenamento dos serviços socioassistenciais e recebeu a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS). A AAPD também possui inscrição nos Conselhos Municipais de Assistência Social nos municípios de Balneário Camboriú e Itajaí. 

​ O profissional do serviço social na AAPD tem como principal atribuição o acompanhamento familiar, cujo objetivo é orientar e prevenir a violação de direitos, fortalecer vínculos familiares e comunitários, encaminhar os usuários a outros serviços da rede socioassistencial, realizar orientações nos segmentos sociais, no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos. 

As principais atividades da Assistente Social da Amor pra Down são:

  • Acompanhamento familiar;

  • Atendimentos técnicos/socioassistenciais;

  • Orientações à rede de ensino;

  • Grupo da família;

  • Grupo de Jovens e Adultos e o Grupo de orientação profissional;

  • Visita Domiciliar;

  • Trabalho interdisciplinar e intersetorial.

CONTATO

DEIXE SUA MENSAGEM

Recebemos sua mensagem. Retornaremos em breve!

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page